sábado, 11 de julho de 2009

Reflexão

Ao longo das sessões da disciplina de Psicopedagogia, abordamos três teorias de aprendizagem (Comportamentalista, Cognitivista e Construtivista) que me serão muito úteis para as planificações das minhas aulas.

Passo assim a resumir os pontos fundamentais das respectivas teorias de aprendizagem:

Teoria Comportamentalista
Esta teoria baseia-se num pressuposto da ciência e teve-se única e exclusivamente a ele para entender o aluno.
Só podemos estudar aquilo que podemos ver, medir, calcular, pesar e/ou quantificar.
Quando aplicado ao aluno, veremos que se torna impossível estudar características como força de vontade, desejo, imaginação, criatividade, moral.
Logo, todo o enfoque da teoria recaiu sobre o comportamento do aluno, a maneira como reagimos e nos expressamos frente aos diversos elementos ao qual somos expostos.
Assim esta teoria:
- Preocupa-se essencialmente com a operacionalização dos objectivos e com as metodologias de ensino;
- Todo o comportamento pode ser aprendido;
- A aprendizagem resulta na modificação observável e mensurável do comportamento do sujeito, produzido pela acção educativa.
Teoria Cognitivista

A Psicologia Cognitiva pode ser definida como "o estudo de como os alunos percebem, aprendem, recordam e ponderam as informações". Por outro lado, o Cognitivismo pode ser descrito como "uma perspectiva psicológica sugerindo que o estudo da maneira como os alunos pensam levará a um amplo insight sobre grande parte do comportamento humano"

Assim esta teoria:


- Preocupa-se sobretudo em tornar a aprendizagem significativa, valorizando a compreensão em detrimento da memorização tendo em conta, as características do aluno, as suas experiências anteriores e as sua motivações.
- A aprendizagem é um processo dinâmico de codificação, processamento e recodificação da informação.
É essencial conhecer os processos cognitivos que possibilitam estas operações e as condições contextuais que as facilitam.
- O aluno interage com o meio e é essa interacção que lhe permite aprender.

Teoria Construtivista

A Teoria Construtivista é a que possibilita um maior entendimento do que é a Informática Educativa e das possibilidades que se abrem com o uso pedagógico das tecnologias da Informação e Comunicação.
Assim esta teoria:

- Preocupa-se essencialmente em criar um clima de aprendizagem, baseado nas relações empáticas, que conduzisse ao desenvolvimento integral do aluno.
- A aprendizagem é essencialmente um processo de descoberta do significado pessoal do conhecimento.
- O professor deverá ter sensibilidade e flexibilidade para seleccionar o(s) modelo(s) que mais se adaptam ao contexto da aula.
- O professor e aluno são os principais intervenientes no processo de ensino-aprendizagem e é a eles que compete entrar numa situação de relacionamento autêntico, que permita ao professor adaptar as teorias e os métodos de ensino à sua própria personalidade e à realidade dos alunos. Deste modo, a arte de saber ensinar reside na articulação entre a situação concreta de ensino-aprendizagem, na estrutura do sujeito e na tarefa em si.

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