Ao longo das sessões da disciplina de Psicopedagogia, abordamos três teorias de aprendizagem (Comportamentalista, Cognitivista e Construtivista) que me serão muito úteis para as planificações das minhas aulas.
Passo assim a resumir os pontos fundamentais das respectivas teorias de aprendizagem:
Teoria Comportamentalista
Passo assim a resumir os pontos fundamentais das respectivas teorias de aprendizagem:
Teoria Comportamentalista
Esta teoria baseia-se num pressuposto da ciência e teve-se única e exclusivamente a ele para entender o aluno.
Só podemos estudar aquilo que podemos ver, medir, calcular, pesar e/ou quantificar.
Quando aplicado ao aluno, veremos que se torna impossível estudar características como força de vontade, desejo, imaginação, criatividade, moral.
Logo, todo o enfoque da teoria recaiu sobre o comportamento do aluno, a maneira como reagimos e nos expressamos frente aos diversos elementos ao qual somos expostos.
Quando aplicado ao aluno, veremos que se torna impossível estudar características como força de vontade, desejo, imaginação, criatividade, moral.
Logo, todo o enfoque da teoria recaiu sobre o comportamento do aluno, a maneira como reagimos e nos expressamos frente aos diversos elementos ao qual somos expostos.
Assim esta teoria:
- Preocupa-se essencialmente com a operacionalização dos objectivos e com as metodologias de ensino;
- Todo o comportamento pode ser aprendido;
- A aprendizagem resulta na modificação observável e mensurável do comportamento do sujeito, produzido pela acção educativa.
- Todo o comportamento pode ser aprendido;
- A aprendizagem resulta na modificação observável e mensurável do comportamento do sujeito, produzido pela acção educativa.
Teoria Cognitivista
A Psicologia Cognitiva pode ser definida como "o estudo de como os alunos percebem, aprendem, recordam e ponderam as informações". Por outro lado, o Cognitivismo pode ser descrito como "uma perspectiva psicológica sugerindo que o estudo da maneira como os alunos pensam levará a um amplo insight sobre grande parte do comportamento humano"
A Psicologia Cognitiva pode ser definida como "o estudo de como os alunos percebem, aprendem, recordam e ponderam as informações". Por outro lado, o Cognitivismo pode ser descrito como "uma perspectiva psicológica sugerindo que o estudo da maneira como os alunos pensam levará a um amplo insight sobre grande parte do comportamento humano"
Assim esta teoria:
- Preocupa-se sobretudo em tornar a aprendizagem significativa, valorizando a compreensão em detrimento da memorização tendo em conta, as características do aluno, as suas experiências anteriores e as sua motivações.
- A aprendizagem é um processo dinâmico de codificação, processamento e recodificação da informação.
É essencial conhecer os processos cognitivos que possibilitam estas operações e as condições contextuais que as facilitam.
- O aluno interage com o meio e é essa interacção que lhe permite aprender.
Teoria Construtivista
A Teoria Construtivista é a que possibilita um maior entendimento do que é a Informática Educativa e das possibilidades que se abrem com o uso pedagógico das tecnologias da Informação e Comunicação.
Assim esta teoria:
- Preocupa-se essencialmente em criar um clima de aprendizagem, baseado nas relações empáticas, que conduzisse ao desenvolvimento integral do aluno.
- A aprendizagem é essencialmente um processo de descoberta do significado pessoal do conhecimento.
- O professor deverá ter sensibilidade e flexibilidade para seleccionar o(s) modelo(s) que mais se adaptam ao contexto da aula.
- O professor e aluno são os principais intervenientes no processo de ensino-aprendizagem e é a eles que compete entrar numa situação de relacionamento autêntico, que permita ao professor adaptar as teorias e os métodos de ensino à sua própria personalidade e à realidade dos alunos. Deste modo, a arte de saber ensinar reside na articulação entre a situação concreta de ensino-aprendizagem, na estrutura do sujeito e na tarefa em si.
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