terça-feira, 14 de julho de 2009

Teoria Cognitivista

A aprendizagem não é simplesmente um processo de associações do tipo Estímulo-Resposta. Consiste numa mudança da estrutura cognitiva do sujeito e assenta na forma como ele percebe, selecciona, organiza e atribui significados aos objectos e acontecimentos.

É um processo dinâmico, centrado nos processos cognitivos, nos quais temos:


Características

- Aprende-se a fazer, fazendo;

- A aprendizagem confunde-se com a compreensão;

- O processo de aprendizagem é intencional (objectivos, explorativo, imaginativo);

- O indivíduo procura aprender devido às suas necessidades internas, à sua curiosidade, às suas expectativas (motivação).

Princípios Psicopedagógicos

- Motivação: motivar o sujeito para a aprendizagem, relacionando as suas necessidades pessoais com os objectivos da própria aprendizagem;

- Valorização da experiência anterior: reconhecer que a estrutura cognitiva do sujeito depende da sua visão do mundo e das suas experiências anteriores;

- Estratégias de ensino adaptadas ao nível de desenvolvimento dos alunos;

- Relacionar o novo com o adquirido: ajudar os sujeitos a relacionar conhecimentos e habilidades novas com conhecimentos e habilidades anteriormente adquiridas;

- Valorização da compreensão em detrimento da memorização;

- Fornecer informações, indicar factos, fornecer pistas que facilitem a compreensão, organização e retenção dos conhecimentos;

- Valorizar a prática, a experimentação de novos conhecimentos, não equacionar a prática como repetição, mas concebê-la como uma série de tentativas sucessivas e variadas, que facilitem a transferência de habilidades e conhecimentos para novas situações;

- Sistematização: iniciar cada unidade de ensino apresentando conjuntos significativos e descer gradualmente ao pormenor.

Técnicas de Ensino
- Ensino pela descoberta;
- Apresentação dos objectivos;
- Introduções;
- Sumários;
- Questionários orientados para a compreensão;
- Esquemas;
- Debates;
- Discussões;
- Estudo de casos.
PIAGET
Jean Piaget (1896 - 1980) foi biólogo, zoólogo, filósofo, epistemólogo e psicólogo e ficou conhecido pela sua Teoria Cognitiva.
A Aprendizagem ocorre por meio do processo da “Equilibração”. As constantes tentativas do sujeito de satisfazer uma necessidade geram uma aquisição estrutural.
A inteligência é uma forma de adaptação e o aprendiz não será esquecido pois faz parte da organização interior do indivíduo. Este aprendiz, construído, mantém-se por toda a vida (retenção) uma vez que o “inconsciente cognitivo” o mantém em estado potencial.

BRUNER

Valoriza a intuição como instância fundamental para a apreensão da realidade ao longo da vida do sujeito. Bruner também valoriza a honestidade na transmissão do conhecimento como forma de aprendizagem. Bruner destaca o papel das categorais cognitivas como grupos conceituais que reúnem aprendizagens com elementos em comum, e que estão sempre, à disposição para novas aprendizagens serem incorporadas.
Este processo em espiral e a aprendizagem pela descoberta, a partir da descoberta “inicial” e a sua sequência mais complexa, são as contribuições mais significativas do autor.

7 comentários:

  1. conforme a teoria cognitiva, a aquisição de conhecimento acontece como o individuo organiza o mundo a sua volta, isto é, uma relação de interatividade entre individuo e objeto. Este processo acontece de forma dinâmica no qual o individuo se depara com o objeto, codifica, conceitua e produz através da cognição, o conhecimento a cerca do objeto.

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    1. Isso mesmo. É na interatividade com o objeto que a cognição é reproduzida, com isso, gerando o conhecimento.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. realmente, partindo da experimentacao do concreto para a compreensao do abstrato num esforco continuo de explorar e reconhecer o mundo atraves das propriedades presente nos objectos

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  4. Adorei o texto muito me ajudou na minha pesquisa

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  5. Muito obrigada ,esta me ajudando bastante na minha pesquisa.

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  6. Porque se confunde a aprendizagem com a compreensão?

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